Exercícios sobre estruturas de decisão em algoritmos

Objetivos:
Permitir ao leitor desenvolver algoritmos um pouco mais complexos e praticar os conceitos abordados na última aula sobre estruturas de decisão.
Recursos e materiais:
Última atualização:
08/06/2020
Aulas do capítulo:

Aprendemos na última aula sobre as estruturas de decisão simples, composta e de múltipla escolha. A aula de hoje apresenta exercícios de algoritmos sobre essas estruturas de decisão, para que possamos praticar esses conceitos e nos tornar ainda mais familiarizados com a lógica de programação. Está preparado para colocar a mão na massa?

1 – Faça um algoritmo para ler um número real e informar ao usuário se ele é maior, menor ou igual a zero.

Respostas
Programa para comparar um número real com zero
1
inicio;
2
    real: num;
3
    escreva (“Digite um número real: “);
4
    leia (num);
5
    se (num > 0) entao
6
        escreva (“O número é maior que zero!”);
7
    senao
8
        se (num = 0) entao
9
            escreva (“O número é igual a zero!”);
10
        senao
11
            escreva (“O número é menor que zero!”);
12
        fimse;
13
    fimse;
14
fim.

2 – Desenvolva um pseudocódigo para ler o nome e a idade de um indivíduo e imprimir “criança”, se a idade for menor ou igual a 13 anos, “adolescente”, no caso de idade estar entre 13 e 20 anos, e “adulto”, se for mais velho.

Respostas
Programa para analisar a idade do usuário
1
inicio;
2
    inteiro: idade;
3
    escreva (“Digite a sua idade: ”);
4
    leia (idade);
5
    se (idade <= 13) entao
6
        escreva (“Criança!”);
7
    senao
8
        se (idade <= 20 0) entao
9
            escreva (“Adolescente!”);
10
        senao
11
            escreva (“Adulto!”);
12
        fimse;
13
    fimse;
14
fim.

3 – Elabore um algoritmo que leia 3 números reais, identifique e imprima o maior deles.

Respostas
Programa para selecionar o maior número real
1
inicio;
2
    real: A, B, C;
3
    escreva (“Digite três números reais: ”);
4
    leia (A, B, C);
5
    se (A >= B e A >= C) entao
6
        escreva (“O maior número digitado é: ”, A);
7
    senao
8
        se (B >= C) entao
9
            escreva (“O maior número digitado é: ”, B);
10
        senao
11
            escreva (“O maior número digitado é: ”, C);
12
        fimse;
13
    fimse;
14
fim.

4 – Faça um pseudocódigo para ler um nome e imprimir o telefone correspondente de acordo com a lista mostrada abaixo. Se o nome não estiver na lista, o algoritmo deve imprimir a mensagem “Não consta na lista”.

João: 222.22.22
Paulo: 333.33.33
Leonardo: 444.44.44
Márcio: 555.55.55

Respostas
Programa para lista telefônica
1
inicio;
2
    char: nome[1…10];
3
    escreva (“Digite o nome de quem você quer o telefone: ”);
4
    leia (nome);
5
    escolha (nome)
6
        caso “João”:
7
            escreva (“O telefone do João é 222.22.22”);
8
        caso “Paulo”:
9
            escreva (“O telefone do Paulo é 333.33.33”);
10
        caso “Leonardo”:
11
            escreva (“O telefone do Leonardo é 444.44.44”);
12
        caso “Márcio”:
13
            escreva (“O telefone do Márcio é 555.55.55”);
14
        caso contrario:
15
            escreva (“Esse nome não consta na lista!”);
16
    fimescolha;
17
fim.

5 – Desenvolva um algoritmo para calcular a área e o perímetro de uma circunferência (C), quadrado (Q), e retângulo (R). O usuário deverá escolher o polígono e informar os dados necessários para proceder os cálculos.

Respostas
Programa para calcular área e perímetro
1
inicio;
2
    char: geometria;
3
    real: lado1, lado2, raio, perimetro, area;
4
    escreva (“Digite a geometria desejada (C, Q, R): ”);
5
    leia (geometria);
6
    escolha (geometria)
7
        caso “C”:
8
            escreva (“Digite o raio da circunferência: ”);
9
            leia (raio);
10
            perimetro \leftarrow 2 * 3.14 * raio;
11
            area \leftarrow 3.14 * pot(raio, 2);
12
            escreva (“O perímetro da circunferência é: “, perimetro);
13
            escreva (“A área da circunferência é: “, area);
14
        caso “Q”:
15
            escreva (“Digite o comprimento de um dos lados do quadrado: ”);
16
            leia (lado1);
17
            perimetro \leftarrow 4 * lado1;
18
            area \leftarrow pot(lado1, 2);
19
            escreva (“O perímetro do quadrado é: “, perimetro);
20
            escreva (“A área do quadrado é: “, area);
21
        caso “R”:
22
            escreva (“Digite o comprimento dos dois lados do retângulo: ”);
23
            leia (lado1, lado2);
24
            perimetro \leftarrow 2 * (lado1 + lado2);
25
            area \leftarrow lado1 * lado2;
26
            escreva (“O perímetro do retângulo é: “, perimetro);
27
            escreva (“A área do retângulo é: “, area);
28
        caso contrario:
29
            escreva (“Não existe essa opção de figura geométrica!”);
30
    fimescolha;
31
fim.

6 – Escreva um pseudocódigo que leia o código de um determinado produto e apresente a sua classificação de acordo com a tabela abaixo:

Lista de códigos e suas respectivas classificações para o exercíco 6
Código Classificação
1 Alimento não perecível
2, 3 ou 4 Alimento perecível
5 ou 6 Vestuário
7 até 12 Limpeza
Qualquer outro código Opção inválida
Respostas
Programa para imprimir a classificação de um produto
1
inicio;
2
    inteiro: codigo;
3
    escreva (“Digite o código da classificação: ”);
4
    leia (codigo);
5
    se (codigo = 1) entao
6
        escreva (“Alimento não perecível!”);
7
    senao
8
        se (codigo = 2 ou codigo = 3 ou codigo = 4) entao
9
            escreva (“Alimento perecível!”);
10
        senao
11
            se (codigo = 5 ou codigo = 6) entao
12
                escreva (“Vestuário!”);
13
            senao
14
                se (codigo >= 7 e codigo <= 12) entao
15
                    escreva (“Limpeza!”);
16
                senao
17
                    escreva (“Opção Inválida!”);
18
                fimse;
19
            fimse;
20
        fimse;
21
    fimse;
22
fim.

7 – Elabore um algoritmo que leia dois números reais, a operação aritmética e, então, calcule e imprima o resultado da operação desejada. Utilize os símbolos (+,-,*,/) para identificar a operação aritmética. Caso a operação pretendida seja diferente das implementadas, o pseudocódigo deverá exibir a mensagem “Operação Inválida” para o usuário.

Respostas
Programa para fazer uma operação aritmética entre dois números
1
inicio;
2
    char: operacao;
3
    real: num1, num2, resultado;
4
    escreva (“Digite dois números reais e a operação desejada: ”);
5
    leia (num1, num2, operacao);
6
    escolha (operacao)
7
        caso “+”:
8
            resultado \leftarrow num1 + num2;
9
            escreva (“O resultado da soma é: ”, resultado);
10
        caso “-”:
11
            resultado \leftarrow num1 – num2;
12
            escreva (“O resultado da subtração é: ”, resultado);;
13
        caso “*”:
14
            resultado \leftarrow num1 * num2;
15
            escreva (“O resultado da multiplicação é: ”, resultado);
16
        caso “/”:
17
            resultado \leftarrow num1 / num2;
18
            escreva (“O resultado da divisão é: ”, resultado);
19
        caso contrario:
20
            escreva (“Operação inválida!”);
21
    fimescolha;
22
fim.

8 – Desenvolva um algoritmo que leia o valor de uma determinada compra e o código da forma de pagamento. Com base neste código, o pseudocódigo deverá calcular e imprimir o valor a pagar, a forma de pagamento e o valor de cada parcela, se for o caso.

Lista de códigos e suas respectivas classificações para o exercíco 8
Código Classificação
1 À vista, com 8% de desconto
2 À vista no cartão, 4% de desconto
3 Em 2x, preço normal sem juros
4 Em 4x, preço acrescido de 8%
Qualquer outro código Opção inválida
Respostas
Programa para calcular as formas de pagamento
1
inicio;
2
    int: codigo;
3
    real: valor, parcela;
4
    escreva (“Digite o valor a ser pago e a forma de pagamento: ”);
5
    leia (valor, codigo);
6
    escolha (codigo)
7
        caso 1:
8
            valor \leftarrow valor * 0.92;
9
            escreva (“O valor a ser pago é de R$: ”, valor);
10
        caso 2:
11
            valor \leftarrow valor * 0.96;
12
            escreva (“O valor a ser pago é de R$: ”, valor);
13
        caso 3:
14
            escreva (“O valor a ser pago é de R$: ”, valor);
15
            escreva (“Cada parcela será de R$: ”, valor/2);
16
        caso 4:
17
            valor [Símbolo] valor * 1.08;
18
            escreva (“O valor a ser pago é de R$: ”, valor);
19
            escreva (“Cada parcela será de R$: ”, valor/2);
20
        caso contrario:
21
            escreva (“Opção inválida!”);
22
    fimescolha;
23
fim.

Recomendamos que você simule os algoritmos dos exercícios sobre estruturas de decisão acima para garantir que compreendeu o funcionamento deles. Em caso de dúvidas, deixe abaixo o seu comentário para que possamos lhe ajudar. Se você quer ficar por dentro das novidades e aprender muito mais sobre programação e outros assuntos ligados à Mecatrônica, acesse também esse link e faça parte do nosso time! Juntos, podemos chegar longe!

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