O que são algoritmos e porque são tão importantes

Objetivos:
Dar ao leitor uma breve ideia do que são algoritmos e quais as principais vantagens que obtemos ao utilizá-los sempre antes de escrevermos um programa de computador.
Recursos e materiais:
Nenhum
Última atualização:
03/05/2020
Aulas do capítulo:

Olá! Já precisou realizar alguma atividade muito complicada e não sabia nem por onde começá-la? Não deve ser difícil encontrar exemplos em sua vida de situações assim, não é verdade? Isso acontece porque tendemos a pensar direto na solução que desejamos, enquanto deveríamos focar nossos primeiros esforços em quebrar o problema em atividades menores e mais simples, que somos capazes de realizar. Podemos nunca ter preparado um bolo ou trocado o pneu de um carro, por exemplo, mas ao dividirmos as atividades em sequências parecidas com as mostradas abaixo, provavelmente conseguiríamos fazer as duas coisas. Você talvez esteja se perguntando o que uma receita de bolo tem a ver com a computação. É o que tentaremos responder ao estudar o que são algoritmos e porque eles são tão importantes.

Sequência de atividades para preparar um bolo de chocolate
1
Bater duas claras em neve;
2
Adicionar duas gemas;
3
Adicionar uma xícara de açúcar;
4
Adicionar duas colheres de margarina;
5
Adicionar uma xícara de farinha de trigo;
6
Adicionar uma colher de chá de fermento;
7
Adicionar uma xícara de chocolate em pó;
8
Levar à batedeira até formar uma massa homogênea;
9
Colocar em uma forma e levar ao forno brando.
Sequência de atividades para trocar o pneu de um carro
1
Afrouxar ligeiramente as porcas;
2
Suspender o carro com o macaco;
3
Retirar as porcas e o pneu;
4
Colocar o pneu reserva;
5
Apertar as porcas;
6
Abaixar o carro;
7
Dar o aperto final nas porcas.

O que são algoritmos

Os problemas de engenharia geralmente apresentam considerável complexidade e envolvem muitas pessoas, de diferentes áreas, trabalhando simultaneamente em uma solução. Entretanto, a dificuldade desses problemas pode ser reduzida ao garantirmos que todos os envolvidos no projeto tenham um entendimento completo do problema e ao planejarmos a solução antes de começarmos a “colocar a mão na massa”, como vimos nos dois exemplos acima.

No caso da computação, essa receita de bolo é chamada de algoritmo. Um algoritmo pode ser entendido como uma sequência de instruções que, se executadas da maneira correta, etapa por etapa (uma por vez) e na sequência determinada, seremos capazes de obter a solução que desejamos.

Porque eles são tão importantes?

Os algoritmos nos trazem uma série de vantagens quando o utilizamos. Eles nos permitem enteder melhor a demanda do projeto, dividir o problema em partes menos complexas e de solução mais fácil, e evitar retrabalho. Além disso, os algoritmos não só garantem que o programa elaborado seja enxuto e eficiente, sem linhas de código desnecessárias, como também, por apresentar uma linguagem mais simples, permite que a solução proposta possa ser compreendida por todos os envolvidos em um projeto, mesmo aqueles que não possuem conhecimento profundo em programação.

Se você está dando seus primeiros passos no mundo da computação, os algoritmos proporcionam ainda o que talvez lhe seja o mais importante no momento. Escrever algoritmos para problemas diversos lhe permitirá aprender a pensar como um computador e, consequentemente, dominar a lógica de programação. Uma vez feito isso, você não deverá ter dificuldades para aprender nenhuma das linguagem de programação disponíveis.

Agora que temos ume breve ideia do que são algoritmos e porque eles são tão importantes, nas próximas aulas veremos um pouco mais sobre as vantagens, desvantagens e regras que devemos seguir para cada forma através das quais podemos elaborar um algoritmo. Para ficar por dentro das novidades e aprender tudo sobre o mundo da computação, não deixe de se cadastrar em nosso blog clicando aqui. Vêm muita coisa legal por aí!

Referências bibliográficas

“Algoritmos e Pseudocódigo”. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010. Online. [Acesso em 28 Janeiro 2018]

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: