Vale a pena você começar a aprender Python?

Objetivos:
Veja porque Python é uma linguagem de programação que cresce em aplicação e porque vale a pena você dedicar tempo e esforço para aprendê-la.
Recursos e materiais:
Nenhum.
Última atualização:
17/08/2020
Aulas do capítulo:

Python é uma linguagem de programação de alto nível que tem ganhado crescente popularidade nos últimos anos. Google, Youtube, Facebook, Amazon, Netflix e outras grandes empresas têm investido em profissionais que dominam essa linguagem. Mas ainda vale a pena você começar a aprender Python? Para que possamos te ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta, preparamos a seguir uma lista com 5 razões do porque Python tem se destacado e se tornado tão famosa entre os desenvolvedores.

Simplicidade para iniciantes

Python foi construída com o foco principal em ser simples e fácil de usar, com uma sintaxe que permite a escrita de programas muito mais curtos e limpos do que outras linguagens de programação. Além de reduzir o tempo de desenvolvimento, isso torna a leitura dos programas mais clara e direta, facilitando o entendimento tanto de iniciantes na linguagem quando de programadores já experientes.

Uma linguagem poderosa

Além de sua versatilidade, Python possui recursos para programação orientada a objetos, frameworks, tipos de dados (listas, mapas, conjuntos, dicionários….) e mais de 150 mil bibliotecas que facilitam o desenvolvimento e ampliam as possibilidades de criação.

Inúmeras aplicações

Conforme descrito acima, Python se destaca pela simplicidade e recursos disponíveis. Dessa forma, uma terceira razão pela qual você pode querer aprender Python está nas inúmeras aplicações que você será capaz de desenvolver ao aprender uma única linguagem de programação.

Dentre as áreas em que você poderá trabalhar ao aprender Python, destacamos:

  • Desenvolvimento Web: Construção de sites e aplicativos para serem utilizados através de navegadores de internet, seja em computadores ou dispositivos móveis.
  • Data Science: Aplicação de modelos estatísticos para a análise de dados. É muito utilizada por grandes empresas e investidores para analisar dados passados e, a partir deles, obter previsões que auxiliem a tomada de decisões estratégicas no futuro.
  • Machine learning: Simulação da inteligência humana em máquinas que são programadas para pensar como seres humanos e imitar suas decisões. Fazem parte dessa área conceitos como inteligência artificial e deep learning.
  • Robótica: Programação do controle de sistemas robóticos, através do acionamento de motores, leitura de sensores, etc.

Infinitas oportunidades

Seguindo nossa lista, podemos falar também das oportunidades de emprego. Tanto multinacionais como as já citadas Facebook, Google, Amazon, Netflix, etc., quanto startups que ainda buscam crescer e se estabelecer no mercado possuem elevada demanda por desenvolvedores Python. Algumas dessas empresas são mostradas na Figura 1.

Algumas empresas que usam Python: O primeiro computador da história
Algumas empresas que usam Python.

A formação de profissionais que dominam Python não têm sido capaz de acompanhar o crescimento da demanda do mercado e matérias como a do Olhar Digital ou da SempreUpdate destacando a procura por desenvolvedores que sabem programar em Python têm se tornado comuns.

Comunidade Python gigantesca

Não bastasse todas as vantagens descritas até aqui, Python é ainda uma linguagem de programação livre, que possui uma documentação muito bem estruturada e completa. Além disso, é suportada por uma comunidade gigantesca que apoia o desenvolvimento de códigos abertos e que compartilha em plataformas como Github projetos em Python já desenvolvidos. Fóruns de programação também estão cheio de pessoas dispostas a tirar dúvidas e solucionar problemas que outros desenvolvedores, como você, possam vir a ter.

Vale a pena aprender Python?

Nesse momento, você já deve ter a resposta não é verdade? Sim, vale a pena aprender Python! Trata-se de uma linguagem de programação em alto nível, amigável, simples e que oferece vantagens em relação a outras linguagens como uma vasta gama de aplicações, oportunidades diversas no mercado de trabalho e uma comunidade gigantesca de apoio. Ainda em crescimento, Python deve ser uma linguagem de programação relevante por muitos anos.

E por onde posso começar? O primeiro passo é aprender tudo o que já estudamos em nosso site sobre lógica de programação. Caso já o tenha feito, iniciaremos a partir de agora um jornada rumo ao domínio de Python, começando pelo básico até nos tornarmos expert no assunto. Você não pode ficar de fora! Então se cadastre gratuitamente em nosso blog e seja informado sempre que novos materiais forem publicados.

Referências bibliográficas

A. P. Andrade, “Afinal, por que devo aprender Python para 2020?”. Online. [Acesso em 09 Agosto 2020];
V. Ramos, “Porque aprender Python: 5 motivos para começar agora”. Online. [Acesso em 09 Agosto 2020];
K. Desmond & C. MacKenzie, “Why learn Python? 6 reasons why it’s so hot right now.”. Online. [Acesso em 09 Agosto 2020];
Naushad, “5 Reasons Why Learning Python Is the Best Decision”. Online. [Acesso em 09 Agosto 2020];

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: